domingo, 27 de janeiro de 2013

Conheça o Projeto Matadouro


Passeando pela net descobri uma matéria digna de se divulgar. O Matadouro, um projeto de cinema e educação aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão, o PIBEX/UFPa, com coordenação do Profº Dr. Luizan Pinheiro.  

O Projeto Matadouro inaugurou sua sina com o filme "Demência", de Carlos Reichembach e, em seguida, já exibiu também “Estrada Perdida”, do polêmico David Lynch e o fantástico "Subconscious Cruelty", de Karim Hussain.

A programação e a curadoria são de Max Andreone e Mateus Moura, integrantes da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema – APJCC. De acordo com eles, já há uma lista de uns 50 filmes escalados para as sessões do Matadouro. Mas o tema polêmico, segundo Mateus, não é necessariamente o critério principal de escolha dos filmes.

O principal critério da curadoria, segundo ele, é o extremo estético. "O polêmico vem no bojo (ou não). No caso do Subconcious e dos dois outros já exibidos, com certeza”, esclarece.  "Um filme como 40 Guns, do Samuel Fuller, ou uma animação como A bela adormecida também são filmes malditos, isso porque são reconhecidos comumente como filmes bobos, enquanto escondem um universo estético devastador”, diz o cineclubista. 

Para ele o ‘filme maldito’ causa polêmicas por tratar de temas a frente de seu tempo. Estes cineastas lidam com tabus sociais e culturais, como a violência, o sexo, a religião. “Queremos mudar essa ideia. Malditos são filmes que não figuram nos cânones estabelecidos de sua época, como aceitos. Filmes de estéticas que atravessam o belo instituído, para atingir a verdade da beleza instituinte. Só não são obras-primas, o que posso categorizar, porque escarnecem eles mesmos desses conceitos”, continua.

“Estão na fila, filmes considerados libertários, geniais, revolucionários e livres. Vamos exibir desde filme brechtiano, passando por vampiro classe Z, até underground americano e filme cabeçudo de experimentalismo formalista estruturalista vanguardista etc!!”, finaliza Mateus. 

Matadouro é um projeto quinzenal e será exibido no Atelier de Artes da UFPA - Campus Profissional -, às 18h30. 
Entrada franca. 


0 comentários:

Postar um comentário

.

.